Como Ler mais Rápido – Aprenda a como Ler mais Rápido

como ler mais rápido

Como ler mais rápido? Como ler mais rápido e memorizar? Como ler mais rápido e entender tudo?. Essas eu sempre recebo essas perguntas dos meu colegas em todas as escolas que eu passei e hoje vou compartilhar com você!

As perguntas são as mesmas, entretanto, percebo que meus amigos sempre tem um objetivo diferente  através do uso da sabedoria de ler mais rápido.

Uns querem gabaritar no vestibular, outros querem arrumar um emprego estável através de concursos públicos e outras apenas querem ler rápido apenas por prazer.

Em suma, com as dicas a seguir você será capaz de qualquer um de seus objetivos, porque realmente é impressionante. Atualmente eu estou com a média de 642 Palavras por minuto, meu objetivo é 1000.

Nada mal, pois, a média brasileira é de 190 PPM (Palavras Por Minuto).

BENEFÍCIOS DE LER MAIS RÁPIDO

Sem margens de dúvidas ler mais rápido vai lhe trazer uma série de benefícios dentre eles:

1° SAIR BEM EM PROVAS

Toda as provas tem assuntos a ser estudado certo?

Imagina você selecionar esses assuntos e ler todos eles em apenas 2 horas?

Sim é possível, e além de ler você pode memorizá-los para se sair bem em provas. Afinal de contas, não adianta nada ler e não saber replicar o que foi lido.

As provas vão se tornar fichinhas para você, isso eu lhe digo com toda propriedade. Além de você ler todo o conteúdo que vai cair na provas, também terá a possibilidade de ser o primeiro a terminar a provas, pois, vai ser o 1° a ler e compreender o conteúdo.

Em suma, seja para a prova de vestibular, concurso público ou até mesmo a faculdade você se sairá bem.

2° BONS RESULTADOS NA VIDA

Como consequência de se sair bem em qualquer prova você terá bons resultados na vida. Certamente, quem passar na prova de uma ótima universidade, tirar boas notas dentro das provas da faculdade e passar na prova de um ótimo concurso público vai ter uma ótima vida.

Sim isso é totalmente possível, e ainda recomendo que você compartilhe com as pessoas que você ama.

Sem falar que a maioria das grandes empresas de hoje em dia pedem nas entrevistas que o candidato escreva uma redação. Ou seja,  você sempre precisa ter o máximo de informações através da leitura de jornais caso deseje um bom emprego.

Mas, se você está aqui é porque já tem um objetivo pré definido.

3°RECONHECIMENTO PELOS AMIGOS

Talvez você já tenha presenciado a situação de estar ao lado de um colega e os dois precisam encontrar um informação. Sem margens de dúvidas você vai sair na frente disparado em relação a ele.

A sua visão ocular vai ficar muito mais apurado, portanto, conseguirá ver pequenos detalhes que vão impressionar seus amigos. Entretanto, não quero dizer que apenas lendo vai acontecer um milagre.

Para ter bons resultados é necessário que haja muito treino e disciplina.

Mas já lhe digo que vale muito apena. Os seus amigos vão ficar impressionados com os seus resumos feito rapidamente, além da sua grande inteligência e criatividade a ser adquiridas.

 

4° AUMENTO SIGNIFICATIVO DO QI

Como ler mais rápido, além dos 3 últimos benefícios listado ainda vai aumentar significativamente o seu QI. Ou seja, você vai se tornar naturalmente muito criativo, tendo idéias extraordinárias.

Já se imaginou tendo um QI de 120 a 200 pontos?

Te digo que é totalmente possível.

Pesquisas comprovam que quanto mais livros maior é a inteligência e criatividade. Certamente, aumentando esses itens também aumenta o seu QI.

Exemplo disso são os doutores das universidades. Eles são extremamente inteligentes pelo fato de ler centenas de livros em sua vida acadêmica, entretanto, muitos deles não conhecem as técnicas de leitura dinâmica.

 

MALEFÍCIOS DE LER MAIS RÁPIDO

       Como tudo na vida, há seus lados positivos como você já viu e agora vamos listar os lados negativos de ler mais rápido:

1° UM POUCO MENOS TEMPO

Isso é fato, se você vai passar mais tempo lendo você vai ter menos tempo para outra coisa.

Todos nós temos 24horas em nessa terra, o que as pessoas fazem nesse tempo é o que determina ela. Todas as pessoas bem sucedidas dedicam uma parcela do seu tempo se dedicando a leitura, ou seja, a leitura ajuda a se tornar bem sucedido.

Tempo sempre foi a moeda mais cara de todos os tempos, portanto, necessário que seja gasto com sabedoria.

Melhor passar 50 minutos lendo do que passar 50 minutos assistindo um episódio da Netflix. Eu não tenho nada contra, eu até possuo uma conta para assistir algumas séries interessante, o problema é passar muito tempo sem fazer algo que lhe ajude no futuro.

2° UMA DOSE DE LOUCURA

Você já deve ter ouvido falar que o maior ciêntitas da história era meio louco. Há relatos de que Albert Einstein era meio louco da cabeça, ou seja, dizia algumas coisas que não faziam sentido

Muito pelo contrário, as coisas fazem sentido para ele, porque apenas ele compreendia o que estava dizendo.

Talvez um dia aconteça contigo, alguém lhe dizer alguma coisa e você já interligar com outra e com mais outra e terminar falando coisas sem sentido para a ocasião. Certamente, isso vai acontecer, já aconteceu comigo.

As vezes é ótimo querer ficar calado.

Entretanto, até ficar calado vai ser uma coisa difícil quando você começar a ler muito, pode ter certeza disso.

3° PEQUENOS DETALHES PERDIDOS    

Através das técnicas  de como ler mais rápido, você vai deixar passar alguns detalhes do Texto. Isso pode te atrapalhar caso você esteja estudante para algo específico.

Entretanto, os benefícios barra isso.

Nas dicas vou lhe explicar como resolver esse problema de ler e perder alguns pequenos detalhes.

 

4° PENSAMENTOS ACELERADOS

Isso se encaixa com o segundo malefício.

A partir do momento em que você começar a forçar a sua mente para captar os pequenos detalhe sela não vai mais querer parar. Portanto, seus pensamentos estarão sempre  a mil por hora.

Para alguns isso é bom, para min isso é péssimo.

As vezes me sinto meio doido e até mesmo idiota.

Você vai quando estiver praticando.

COMO LER MAIS RÁPIDO COM A LEITURA DINÂMICA

1° Sub-vocalização

Desde de criança adotamos o hábito de ficar escutando em nosso pensamento o que lemos. Até mesmo ficar movimentando os nossos lábios, certamente, isso atrasa muito o seu ritmo de leitura.

O ideal é que você apenas passe os olhos sobre o texto. A princípio vai ser um pouco difícil, mas, com o tempo o seu cérebro vai ser forçado a captar as informações que passam por ele.

Portanto, não fique sub-vocalizando, isso vai te atrapalhar de ler mais rápido.

2°Como ler mais rápido com Foco na visão

Agora que você parou de sub-vocalizar, é importante que você fique 100% focado para captar as informações. Ou seja, volte seus olhos, pensamentos, imaginação e etc. totalmente para o texto.

Nas aulas é possível que você ouça o que o professor está falando. Entretanto, na leitura é necessário que você utilize apenas a sua visão.

Você forçando os seus olhos a ver e memorizar o muitas informações e depois tentar lembrar claramente vai ajudar muito. Faça isso muitos vezes e, certamente, o resultado será visível

3° Olhos no lugar certo

Literalmente seus olhos devem estar no lugar certo. Para você aprender a como ler mais rápido é de extrema importância que você saiba utilizar corretamente seus olhos.

Todavia, as pessoas gostam de ler palavra por palavras. Entretanto, devemos mudar esse hábito, é necessário que você comece a ler por grupos de palavras.

Muito simples, basta que você comece lendo 4 palavras por vês. Suponha que as palavras são uma imagem, ou elas foram feitas para ler dessa forma, isso, certamente,vai ajudar a sua mente a aceitar isso como verdade.

Depois pule as duas primeiras e as duas últimas palavras de uma linha. Ou seja, você deve passar os olhos apenas no centro da linha, calma, você não vai ignorar isso. Essas 2 palavras são automaticamente lidas quando você procura o centro da linha

4° Forçando o HardWare

Ler mais rápido requer muito prático como você deve ter percebido. Em nessas práticas que você vai fazer eu te peço que compreenda que não vai entender tudo na primeira vez.

Por exemplo, se você normalmente lê 200 Palavras Por Minuto (PPM) quando forçar para ler 300 vai passar a compreender 250 PPM.

Compreenda que isso é normal.

Defina o seus objetivo e force o seu cérebro para atingir determinado número de palavras por minuto. Em suma, é totalmente possível que você leia até 900, pois, a sua mente aguenta 1000.

Certamente, esses números são suficientes para ler um livro em apenas 2 horas.

 

Veja também: Estudar para o ENEM

5° Aplicativos de Leitura Dinâmica

Muitos softwares foram criados para melhorar a sua leitura, eles são chamados de RSVP. Tem disponível para Androide e IOS, alguns com versões pagas e outros com versões gratuitas.

Vou lhe passar os quais eu mais recomendo de cada plataforma.

Para IOS eu recomendo o Speed Reading: Leitura dinâmica. Ele possui uma nota de 4.4 no Itunes com ótimos comentários sobre ele, sem falar que possui ótimas funcionalidades para você ler mais rápido. Speed Reading no Itunes.

Para androide eu recomendo mega recomendo o app “Leitura rápida”. Sem margens de dúvidas ele é o mais completo, pois, possui todas as funcionalidades para quem deseja ler mais rápido. Leitura Rápida na Play Store.

COMO LER MAIS RÁPIDO COM A TÉCNICA SKIMMING SCANNIG

 

Essa técnica consiste em ler superficialmente e ler rapidamente, respectivamente.

1° Em Quais Casos Vale Usar?

Por consistir em ler superficialmente, você jamais deve estudar para uma prova utilizando essa técnica. Portanto, use para livros de literatura ou livros não tão importantes.

 

2° Veja o mais importante

3°Dê uma breves conferidas

4° Auto-Crítica Visual

5° Confira as Paráfrases

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *